Clínica Dal Molin | Ortodontia e Odontologia Especializada

(11) 4990.5418 / 4992.6892
Voltar

Cirurgia Buco-maxilo-facial

O que é a Cirurgia Buco-Maxilo-Facial?

A Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é a especialidade da área de Odontologia que trata dos defeitos de nascença, traumatismos, anormalidades do crescimento crânio-facial, tumores, deformidades estéticas da boca, dentes, maxilar e face.

Os cirurgiões bucais e maxilo-faciais cuidam de pacientes que apresentam problemas, como dores faciais ou de ATM (Articulação Temporo-Mandibular), os pacientes que sofrem de apnéia obstrutiva do sono e ronco, dentes retidos que não nasceram e a má posição entre os maxilares. Tratam também das vítimas de acidentes que sofreram traumas faciais, através de cirurgias reconstrutivas dos maxilares e implantes dentários, bem como pacientes com tumores e cistos dos maxilares, melhorando as condições funcionais e estéticas de toda a área maxilo-mandibular e seus anexos.


Com condições especializadas e conhecimentos na área do controle da dor, o cirurgião oral e maxilo-facial é capaz de prover cuidados de qualidade, com um máximo de conforto e segurança no hospital, ambulatório ou na clínica particular.

O que é a Cirurgia Ortognática?

(Cirurgia Corretiva dos Maxilares)

Uma face que não está perfeitamente simétrica, o mau alinhamento dos maxilares (deformidade dentofacial que pode ocasionar transtornos de mastigação, fala, dores faciais, dores de ATM e estalos articulares, comprometendo também a parte estética) ou ainda um sorriso gengival podem ser corrigidos com cirurgias ortognáticas ou reconstrução de mandíbula.

Os cirurgiões Buco-Maxilo-Faciais, podem reposicionar cirurgicamente os maxilares, para obter benefícios estéticos e fisiológicos e promover uma mastigação, respiração e fala normais, melhorando sua auto-estima.

A cirurgia ortognática é sempre planejada em conjunto com o Ortodontista, que fará o alinhamento dentário para que, quando feita a cirurgia de correção dos maxilares, os dentes se encaixem perfeitamente.

A seguir, mostraremos alguns exemplos de Deformidades Dento-Faciais:

Clinica Dalmolin Clinica Dalmolin
Prognatismo: caracteriza-se pela presença do queixo muito pronunciado e perfil facial côncavo

  Micrognatismo: apresenta um queixo pequeno e perfil facial convexo (cara de pássaro)

Clinica Dalmolin
Clinica Dalmolin

Face longa (sorriso gengival): mostra a face alongada, e quando sorri mostra excessivamente a gengiva superior;

Mordida aberta: quando o paciente está de boca fechada, os dentes não estão em contato, observando-se em muitos casos uma aparência de respirador bucal.

Clinica Dalmolin
Clinica Dalmolin

Face curta (sorriso que não mostra os dentes): nestes casos, a pessoa aparenta não possuir dentes quando sorri;

Assimetria facial: nestes casos, existe um crescimento desigual da face desviando o queixo para um dos lados.


Quem precisa de Cirurgia Ortognática?

As pessoas que têm uma mordida errada ou por consequência um crescimento assimétrico da face ou que apresentam sequelas por traumatismos faciais (acidentes automobilísticos, traumas na face durante a infância). A pele que cobre nossa face é análoga a um cobertor. A forma da face é determinada pela arquitetura óssea subjacente. Este esqueleto, em algumas pessoas, pode ser pronunciado e em outras parecer pequeno, aplainado ou apresentar apenas o queixo pequeno.

Veja exemplo abaixo:

Antes
Depois
Clinica Dalmolin
Clinica Dalmolin

Cirurgia Pré-Protética (Para pacientes desdentados)

Mandíbula ou Maxila: quantidade insuficiente de osso para suportar próteses dentárias.

Depois de vários anos de uso de próteses (dentaduras) pode-se notar que elas não estão bem estabilizadas na boca, pois o osso debaixo da dentadura foi parcialmente reabsorvido (perdido), submetendo o paciente a vexames sociais e físicos, causados pela prótese mal adaptada.

Para resolver estes problemas, existem técnicas cirúrgicas avançadas e materiais modernos (enxertos e substitutos ósseos), para evitar e/ou restaurar a perda óssea, devolvendo ao paciente o conforto e a tranquilidade de poder falar, sorrir e mastigar sem sofrer situações constrangedoras.

Procedimento para Prótese Total com Implantes :

Estágio I: Colocação dos implantes no osso, aguardando 6 meses em média para a osteointegração.

Estágio II: É realizada a exposição da cabeça do implante, para a colocação dos cicatrizadores e posteriormente dos pilares, para iniciar a reabilitação protética e a colocação da prótese.

Clinica Dalmolin
Nos casos onde não existe osso suficiente, é necessária a colocação de enxertos ósseos para viabilizar a colocação dos implantes e desta maneira realizar a reabilitação oral.
Clinica Dalmolin

Traumatologia Dental e Maxilo-Facial

Os traumatismos trazem consequências não só para o rosto, mas também para os ossos, dentes e tecidos moles, que se encontram na face, tais como: lábios, bochechas, nariz, etc., produzindo alterações na fala, mastigação e também, principalmente na estética, por estar sempre em evidência no cotidiano.

O tratamento das fraturas dos ossos dos maxilares faz parte da responsabilidade do cirurgião Buco-Maxilo-Facial, por ser o profissional que conhece e domina a Odontologia e, porque a oclusão dentária é o parâmetro mais importante para o correto tratamento deste tipo de traumatismo e ao mesmo tempo um indicador para o perfeito alinhamento dos traços de fratura, que produzirão resultados favoráveis não só na função, mas também na estética do rosto do nosso paciente.

A mais alta tecnologia no tratamento das fraturas da face.

Protetor Bucal

Para minimizar os efeitos do trauma de face é recomendado o uso do Protetor Bucal, na prática de esportes de contato, tais como boxe, rugby, basquete, judô, kung fu, karatê, entre outros.

Os protetores bucais são confeccionados com materiais resilientes, geralmente o silicone. Este protetor é personalizado para o uso do paciente e são encontrados em diferentes cores.

Sedação

O controle da dor e da ansiedade tem sido parte integral da prática da Odontologia por muitos anos, apesar de que quase todos os procedimentos podem ser efetuados sob anestesia local.

Algumas pessoas são incapazes de suportar a administração de uma anestesia local ou o estresse provocado por este procedimento. Nestes casos são utilizadas técnicas e procedimentos de sedação consciente e, em outros mais complexos, as intervenções são feitas em ambiente hospitalar, sob os cuidados de um médico anestesista.

As técnicas anestésicas atuais permitem uma redução do estresse durante este ato, além da clássica aplicação de anestesia tópica. Existe agora no mercado a anestesia computadorizada, onde o computador controla a pressão e o volume e a velocidade da solução anestésica injetada no organismo, o aparelho libera o líquido de acordo com a absorção do organismo permitindo maior conforto do paciente e por ser esta aplicação, um procedimento mais preciso, e sem dor, diminui a ansiedade do paciente.

Que tipos de pacientes são candidatos à sedação?

Pacientes com fobias a tratamentos médico-odontológicos, sindrômicos, psiquiátricos e crianças difíceis.

A sedação é uma opção a ser seguida para que a cirurgia seja realizada com segurança, para maior comodidade dos pacientes.

Estes procedimentos cirúrgicos são planejados com a devida antecedência para melhores resultados e conforto.

A nossa Clínica permite, em seu centro cirúrgico, a utilização desta forma de sedação.

Home | Nossa Clínica | Especialidades | Novidades
Informe-se | Nossos Sorrisos | Onde estamos | Contato

Clínica Dal Molin | Ortodontia e Odontologia Especializada | ©2012
Analogiait

Fones:
(11) 4990.5418 / 4992.6892 / 4427.5027

Urgência:
(11) 8207.5000

Facebook Twitter